segunda-feira, outubro 22, 2007

Comemoração do fim da escravatura: Amistad em Lisboa

O La Amistad (A amizade em castelhano) foi um navio mercante espanhol utilizado no tráfico de escravos.

Em 1839, Sengbe Pieh e outros cinquenta e dois africanos tomaram o controle do navio enquanto estavam acorrentados, matando toda a tripulação mas poupando os navegadores Ruiz e Montez para que eles pudessem pilotar o navio



O navio La Amistad, uma réplica da embarcação espanhola com o mesmo nome e utilizada no tráfico de escravos, atraca hoje em Lisboa, para comemorar os 200 anos da abolição da escravatura. O navio chegará durante a manhã à Doca da Rocha do Conde de Óbidos, podendo ser visitado por escolas e pelo público em geral; a bordo serão ainda realizadas conferências sobre o tema da escravatura.
A carga simbólica desta embarcação reside no seu papel de palco na história da luta pelo fim da escravatura, quando 53 escravos africanos tomaram a embarcação de assalto, episódio que inspirou o filme com o mesmo nome, realizado por Steven Spielberg.

O navio chegará às 11:00 à Doca da Rocha do Conde de Óbidos, podendo ser visitado por escolas e pelo público em geral e a bordo serão realizadas conferências sobre a escravatura.

Esta é uma iniciativa que termina a 21 de Outubro e que é apoiada pela Embaixada dos Estados Unidos e por várias associações lusa-americanas, entre as quais a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, onde decorrerá uma conferência ao longo de todo o dia de 16 de Outubro.

Durante a viagem, o navio é tripulado por estudantes oriundos de diversos portos da bacia do Atlântico.

Além dos trabalhos de bordo, os tripulantes estudam em detalhe o comércio de escravos e os principais desafios na área do ambiente e da cidadania.

Depois de Lisboa, o Amistad parte para a Madeira chegando, em Dezembro, a Freetown, na Serra Leoa, pátria da grande maioria dos cativos, naquele que será seguramente um momento simbólico da viagem.
" Texto Publicado por Ana Roque. http://dadospessoais.net/"


Ontem fui por acaso dar um passeio ao Cais da Rocha de Conde de Óbid
os,e tive oportunidade de visitar o navio